terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Blog Opinião no Oscar 2011: Chile e Canadá

Por Ivy Silva

Os pré-candidatos à categoria de filme estrangeiro apresentados hoje vêm causando alguns comentários pelos críticos especializados e na mídia internacional. O primeiro é o Chileno “La vida de los peces”(A vida dos peixes), de Matías Bize. Exibido recentemente no “Festival do Rio”, o filme conta a história de um homem que vive fora do seu país e retorna para uma festa,  onde reencontra todo o seu passado e começa a repensar sua vida.

Na minha opinião, não posso negar que o diretor abriu mão de várias locações e cenários para contar uma história comovente que pode acontecer com qualquer um de nós, só que se torna um pouco cansativo. Eu confesso que assisti, compreendi a idéia do diretor, mas não recomendo. Eu li em algumas críticas que o estilo de Matias Bize é esse mesmo, já que ele vem trazendo tais questões sentimentais há quatro filmes. Mas, não acho que o longa seja tão competente para deixar para trás grandes produções que também são pré-candidatas às cinco vagas no Oscar.

Talvez classificado como intimista, o filme “La vida de los peces” pode agradar aos amantes do cinema, mas o que venho observando (como leiga no assunto) é que a Academia vem apostando em filmes que façam um grande barulho nos Festivais e bilheterias como, por exemplo, os ganhadores da categoria: “O segredos dos seus olhos”(2010), “Tudo sobre minha mãe”(2000) e “A vida é bela”(1999). Posso está enganada, mas essa é a minha opinião, e se ele chegar lá, parabéns aos seus idealizadores.

 

Sinopse

Andrés vive na Alemanha há dez anos. Trabalhando numa revista de turismo, viaja constantemente e leva uma vida solitária, sem criar muitos laços. Antes de se instalar em Berlim em definitivo, ele decide fazer uma viagem ao Chile para resolver pendências do passado. Durante sua estadia, vai ao aniversário de um antigo amigo, e embora sinta que tem pouco em comum com o mundo que deixou para trás, o reencontro com amigos de infância e com Beatriz, seu grande amor que terminou mal resolvido, o faz confrontar e reavaliar sua vida.

 

O pré-candidato do Canadá Incendies” vem sendo apontado por alguns críticos como um dos cinco favoritos ao Oscar. Baseado em uma peça de teatro de Wajdi Mouawad, o filme dirigido por Denis Villeneuve também tem consultoria de roteiro de Valérie Beaugrand-Champagne. O longa que narra a jornada de irmãos gêmeos em direção às origens e raízes muçulmanas de seus sangues é falado em francês e árabe. Como ganhador da categoria de Melhor Filme no Festival de Toronto 2010, provavelmente não vai ficar de fora da disputa do Oscar 2011. Ele tem estréia prevista para o Brasil em fevereiro.

 

SINOPSE
Antes de morrer, uma mãe faz um último desejo ao casal de filhos, os irmãos gêmeos Simon e Jeanne: eles devem reencontrar o pai, que há muito tempo imaginavam morto. Para tanto eles seguem rumo ao oriente médio, numa jornada que também lhes servirá como uma busca às próprias raízes sempre cercadas sob um véu de mistério.

Nenhum comentário: